Degustação Vertical

    06/03/2024 Degustação Vertical - A experiência de provar o mesmo rótulo de cerveja, produzida em diferentes lotes pode lhe proporcionar sensações inesquecíveis.

Você já imaginou viver a experiência de provar o mesmo rótulo de cerveja, porém produzida em diferentes lotes? Essa prática se chama degustação vertical e certamente lhe proporcionará inesquecíveis sensações se você tiver a paciência necessária para vivenciá-la.


 
Primeiramente é muito importante esclarecer que nem todos os estilos de cervejas podem ser armazenados durante tempo suficiente, afinal a degustação vertical consiste em armazenar cervejas de diferentes safras durante anos para serem consumidas e comparadas em uma única ocasião. Assim sendo, aqueles estilos consumidos jovens como as Weiss e a IPA’s por exemplo, não trarão boas experiências degustativas quando envelhecidos. Cabe esclarecer que o lúpulo, ao envelhecer, perde muito as suas características de aroma e amargor. Evite estilos lupulados.

Portanto, quando considerar fazer uma degustação vertical procure selecionar cervejas maltadas e com altos teores alcoólicos como as barleywines, as belgian strong ales e as quadrupels. Além disso, escolha um rótulo que seja sazonal, pois cervejas produzidas continuamente não apresentarão grande diferença.



Acumule ao menos 5 garrafas. Esta seria uma quantidade suficiente para estabelecer a comparação e perceber as diferenças, sobretudo no que diz respeito à forca que o malte e o álcool demonstrarão com o passar dos anos.

Ao armazenar as suas cervejas, opte pela posição vertical e escolha um local com pouca incidência de iluminação. Temperaturas amenas também são recomendáveis.


 
Não se preocupe caso a cerveja sofra ao longo dos anos pequenas mudanças em sua receita. Essas alterações podem tornar a experiência ainda mais interessante.

Certamente, tomados os cuidados acima, a degustação vertical lhe trará uma experiência sensorial bastante enriquecedora. Cheers!!!



adowtkjv
Fonte: Suds Insanity
 

 

 

Enquete

 

 [Índice de Notícias]