Chegou a hora das Nitro Beers?

    16/05/2016 As nitro beers revolucionariam o mundo das cervejas artesanais?


Há cerca de dois anos já se ouvia dizer que as nitro beers revolucionariam o mundo das cervejas artesanais e ao que parece isto pode mesmo estar acontecendo.
Explica-se, a Samuel Adams, após alguns anos de experimentos, lançou recentemente uma nova linha de cervejas nitrogenadas em latas, incluindo uma IPA, uma Coffee Stout e uma White Ale. Tudo indica que novos estilos poderão surgir aumentando a linha, afinal, elevada foi a aprovação vez que a grande cremosidade traz uma sensação bucal bem equilibrada.
 


As cervejas nitrogenadas não são como as cervejas comuns. Elas têm todo um charme proveniente da mistura do dióxido de carbono com o nitrogênio, que quando em contato com a cerveja, a torna mais suave, cremosa e eventualmente até mais saborosa, apresentando densa formação de espuma no topo do copo ao ser servida. Essas características fazem com que as nitro beers enlatadas fiquem realmente parecidas com os chopes tirados das traves.
A Brewers Association assim explica o processo: “O nitrogênio é altamente insolúvel em líquidos, o que contribui para a sensação espessa na boca. Este efeito ocorre graças a uma placa de restrição existente nas traves de chope que impulsiona a cerveja através de pequenos buracos ao ser servido. Este processo causa o “rising efect” que fica encoberto dentro do copo. Na verdade, são apenas as bolhas nas laterais do vidro que caem. Por dentro os gases estão subindo, como ocorre em qualquer bebida gaseificada.”
 


Já que se trata de um grande avanço e aumento de qualidade, por que outras cervejarias não utilizam o nitro?
Jim Koch, fundador da Samuel Adams esclarece que foram gastos milhões de dólares em equipamentos especiais e mais de dois anos em trabalho aperfeiçoando a linha de enlatamento para que fosse possível o apropriado envase da cerveja dentro das latas.
 


Por esses motivos se torna praticamente inviável por enquanto a utilização de nitro por pequenas e até mesmo médias cervejarias.
Atualmente nem mesmo a Brewers Association sabe ao certo quantas cervejas nitrogenadas vem sendo produzidas. O que se sabe é que a Left Hand Nitro Milk Stout e a Oskar Blues Old Chub são duas das cervejas artesanais mais disponíveis no mercado que utilizam a tecnologia, sendo a primeira, a mais vendida pela Left Hand Brewing, à frente inclusive das pale ales e das IPA’s, que geralmente lideram neste quesito.
 


A Guiness Stout é provavelmente a cerveja nitrogenada mais famosa do mundo. A tecnologia foi alcançada pela Guiness em 1988 e recentemente eles resolveram lançar a Nitro IPA. Quando você tiver a oportunidade, chacoalhe a lata vazia de Guiness e perceba a bolinha de nitrogênio dentro dela.


 
Logo, tendo a Guiness e a Samuel Adams ampliado sua linha de nitro beers e outras cervejarias lançado seus exemplares com sucesso, não restam dúvidas de que este é o momento das nitro!









Fonte: Não Informou
 

 

 

Enquete

 

 [Índice de Notícias]